terça-feira, 22 de março de 2022

O CAPITAL

Para turma do noturno, pedagogia em potencial.
Para as pedagogas em potencial

SOMOS COMUNISTAS? 

 Escreveu Karl Marx: 
"A história de todas as sociedades que já existiram é a história da luta de classes." Ele afirma com muita clareza, " Homem livre e escravo, patrício e plebeu , senhor e servo, chefe de corporação e assalariado; resumindo, opressor e oprimido estiveram em constante oposição um ao outro, mantiveram sem interrupção uma luta por vezes, por vezes aberta" E, a corda arrebenta sempre do lado mais fraco, como diz o próprio Karl Marx, " Uma luta que todas as vezes terminou com uma transformação revolucionária ou com  ruína das classes em disputa." Mas, onde está essa luta hoje em nossa sociedade? Os conceitos apenas modificaram, era escravo, depois, servo, depois assalariados, a luta continua.

Nessa mesma ótica, Cornelius Castoriades afirmou: " É a história da luta de horrores" .  Realmente, é uma luta desigual. Nestes dias de tantas mortes e de tantas  amarguras,   estive pensando sobre essa luta. E  cheguei a seguinte conclusão: o entrave das sociedades é verdadeiramente uma luta de sacanagem. Os pobres -  escravos, os servos, os vulneráveis, os fracos, os trabalhadores foram e são amargamente iludidos na história.

Contudo, é a  luta, e a consciência desses -  trabalhadores que podem sem dúvida, mudar a sociedade, na verdade, pode mudar a sorte dos trabalhadores. Mas, Isso é um sonho, uma utopia. Essa luta é histórica. Sendo ou não utopia , todo trabalhador deve ter ter em mente que, a revolução deve acontecer todos os dias. Ele (trabalhador)deve todo dia lembrar quem ele é, e, qual a força ele tem. Ao mesmo tempo, saber que alguém apropria dessa força.

Somos chamados cotidianamente de comunistas. Mas o que é ser comunista? Essa gente  que grita e berra contra o comunismo, sabe de fato o que é comunismo?  Em primeiro lugar, comunista não é terrorista e, está longe de ser. As etapas para chegar ao comunismo final  são muitas. O projeto de Karl Marx não se realizou, em especial, o comunismo russo foi partidário,  se deu também com Lenin e levada a cabo com Stalin, esse, pensou a partidarizacao de  tudo - ciência, da filosofia, claro, em nome de um partido e daqueles que o detinham. O Brasil jamais foi comunista. O programa fome zero, o bolsa família, o SUS, a implantação de novas universidades para que o trabalhador ver seus filhos e filhas na academia, isso sim, é comunismo. A escola não é para os filhos dos ricos, a universidade é para todos e todas.
Para os bolsonaristas o mundo é comunista, o Brasil é comunista, as universidades são comunistas no pior sentido possível do termo. Eles não fazem distinção de nada, por isso a esquerda, sabiamente, denominou-os de gado, ou, " gado bolsonarista. " O próprio Olavo de Carvalho (o guro de Bolsonaro, disse que a direita é burra e não estuda.) Ou estou postando inverdades? Tem vídeos por aí.

Perguntaram a um exímio historiador, se ele ainda seria comunista ele afirmou mais ou menos o seguinte: " Se vivi até aqui sendo um, agora, com essa idade, seria impossível negar minhas raízes ou, dizer o contrário.  Esse italiano fantástico, Mario Alighiero Manacorda fez-me recordar o filósofo grego Sócrates, por sua vez, esse, não recusou veneno e morreu  para a honra não perder. Preferiu a morte que viver uma vida subornada.

Qual a dificuldade para entender o comunismo? Que planeta vocês estão? Estamos de fato no paneta do terraplanismo. Da falsa moral, do tal cidadão de bem, dos falsos costumes. Do deus travestido de grana e promessas de milagres.
O comunismo, em âmbito teórico  pode ser  entendido, de antemão, como " regime político" , em grande parte, as pessoas  entendem como um regime totalitário.
 A etimologia da palavra comunismo deriva da língua latina (comummnis - comum) ou universal) -  em  alemão, kommunismus, que na "ideologia política" só pode ser revelado no Manifesto Comunista, obra publicada por Karl pppMarx e seu amigo Friderich Engels, exatamente, em 1847. Não é necessário afirmar que a luta de dominantes e dominados é um percurso determinante da história. Sempre foi assim na cultura e na história, "um bate, outro apanha", "um dá gargalhadas, outro chora". Logo, "um domina, outro é dominado", um é patrão e chefe, outro é empregado  e subordinado. Esse livrinho de pouquíssimas páginas tem quatro (04) partes, no finalzinho da última parte do  livro, Karl Marx, afirma, em caixa alta, PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS.
No mínimo, temos mais 200 ideias de comunismo. O que é COMUNISTA? Os  bolsominios sabem? 

O mundo nada ganharia se todos e todas tivessem na sua mesa, o pão e vinho? Utopia? Prá quem tem pão e vinho é utopia. 

Na historinha do tal Jesus ele repartiu o pão e o vinho e entregou a todos e  todas. Ou não? Não sei quem é Judas, mas sei que ele não ficou sem pão e sem vinho.  Comunismo significa aquilo que é comum, ou que é universal. A pedra angular do comunismo depende da sociedade que a engendra.  A persona - pessoa humana é determinada pela história e não fora dela. Não é o sexo ou religião que determina o jeito de ser na sociedade, para Karl Marx, é o trabalho que determina. Fora dele nada é possível. Ora, quem trabalha deve comer seu pão e seu vinho tranquilamente. Mas, a vida e a história tem uma faceta estranha. De onde brotam as injustiças? Vocês que nos chamam de comunistas entende de fato o significado na vida e na história esse termo? Não, óbvio que vocês não entendem.  Vocês imitam os outros. Falam o que os outros falam, dizem o que os outros dizem.
Papagaios apagam a beleza da camisa verde e amarela, ou não? Que pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário