terça-feira, 22 de março de 2022

QUEM É O HOMEM?

QUEM É O HOMEM? - filosofia - L' uomo è squilibrato.

Ao tocar o termo "homem", nessa reflexão de sábado, buscamos compreendê-lo em seu conceito genérico, na língua grega - homem - ántropos, como substantivo se refere ao homem em sentido amplo, isto é, aos humanos, independentemente da diferença sexual. Perguntar quem é o homem é uma pergunta demasiadamente filosófica, entretanto, todos nós, homens e mulheres, em algum momento da vida, em alguma esquina, numa praça, diante do mar,  numa sala de aula, num hospital, numa encruzilhada, numa cama de campanha, num boteco,  todos, sem exceção, querem saber ou indagaram: quem é o homem? 

Poetas, cientistas, homens comuns, crianças,  trabalhadores/as, homens de terno, homens de rua, donas de casa, filósofos, mulheres de negócios, professoras,  pessoas do povo, idosos, mulheres de salto,  sociólogos, arqueólogos, políticos, pastores, padres, historiadores, loucos, antropólogos, afinal,  todos procuram uma explicação para entender esse tal "homem".

No momento em que a sociedade contemporânea atravessa sua mais aguda crise sanitária, educativa e política, recuamos e perguntamos: quem é o homem? Quem é esse de nariz empinado? Que coisa estranha é essa?

Se o homem, como dizem alguns, é um ser pensante, então, é alguém que reflete - pensa - raciocina - coaduna - cogita, ou seja, pensa insistentemente. Então, se ele pensa, a reflexão, em muitos sentidos, determina nele um perene surgir de problemas. Logo,  não há questão que o homem se coloca, em que ele mesmo não esteja implicado, afirmava o filósofo Heidegger, o homem é  um ser questionador, um ser interrogador.

Já o chamaram de "carneiro", de "ovelha", de "lobo", de "raposa", de "matéria" de "super homem", "rei dos animais" de "camelo", dizem que ele "vive prá sobreviver", portanto, um "errante", também, disse Protágoras, "ele  é a medida de todas as coisas", dizem que é a semelhança de Deus, confundem com anjo,  alguns dizem: "é corpo e alma",  outros o chamam de espírito de porco,  outros dizem que mora no vale das trevas, dizem também que é um ser moral, outros, um ser ideal, alguns falam "um ser real". Também dizem que é um ser de escolhas, Descartes disse, " é uma coisa que pensa". Kierkegaard, disse, " é um ser de possibilidades", Sartre, esconde o homem na liberdade, Mounier, esconde o homem na pessoa. No boteco, o homem é um "tonto com consciência", ou, um "alcoólatra desconhecido",  na rua, "um caminheiro", no asfalto, um caminhoneiro, e assim, os conceitos são criados e novamente recriados. Ultimamente alguns denominam o homem também de gado. Quem é o homem para você? Já pensou alguma vez nisso? Ou na sua cabeça já está tudo pronto????? O que você sabe dele foi os outros que disseram ou você realmente pensou quem é o homem? Sua resposta é pronta e acabada? Por favor, tente não morrer enganado, pelo menos, se morrer, leva de fato contigo, sua descoberta e não a dos outros.

De minha parte, admiro o filósofo Michele Federico Sciacca , para  esse italiano, o homem  "L'uomo è squilibrato". O homem, esse desequilíbrado!  É um desequilíbrado, não no sentido de idiota, (tosco, curto), mas, num outro sentido, no existencial.  Em sua estrutura, move o "desequilíbrio", o homem não tem prumo, não dá jeito, ou seja, faz parte de sua natureza ser assim, "sem jeito".  Nunca consegue equilibrar-se. Está sempre na corda bamba, não tem parâmetro, não tem referencial, nele não existe margem alguma. Eis o homem, esse desiquilíbrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário