terça-feira, 22 de março de 2022

O QUE SE PASSA NA POLÍTICA?

QUE PASSA NA POLÍTICA?

Pelo menos nos últimos 40 ou 50 anos, o sentido formativo da pessoa humana vem sendo dilacerado e destronado amplamente na sala de aula da sociedade mundial.  A educação sem dúvida é a marca central dessa formação, como disse Immanuel Kant pela boca de seu aluno, Theodor Rink, " O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz."  Em 1936, afirmou Werner Jaeger, " Todo povo que atinge um certo grau de desenvolvimento sente-se naturalmente inclinado à prática da educação." É pela educação que um povo transmite sua cultura, seu jeito de ser, ao mesmo tempo ela conserva sua mais tênue forma física e espiritual. O tiro saiu pela culatra? Vivemos atualmente, sobretudo, aqui, em redes sociais, uma selvageria sem precedência. Como afirmou o aluno kantiano, " A selvageria consiste na independência de qualquer lei". Quem prestou atenção  nos últimos 4 anos, percebeu que a nossa lei ou constituição foi rasgada inúmeras vezes. Sim, foi emendada várias vezes, depois de 1985,  ela vem sendo rasgada e deturpada em detrimento da democracia, da cidadania. Algumas pessoas dizem: futebol, religião e  política não se debatem, que pena, por isso estamos patinando ladeira abaixo. 

Magistrados/as, procuradores/as, advogados/as sem formação devida, falam e agem de acordo com interesses escusos e sem nenhuma competência.  Não apenas magistrados mal formados, também, padres, professoras/és, políticos, médicos/as ultrapassados/as. Essa gente não se informa, não faz sequer uma leitura da realidade. Esse tipo de gente quando abre a boca, uma torrente de banalidades encharca o ambiente. O ar fica contaminado pela hipocrisia, mentira, ignorância,  quem respira desse ar é contaminado pela doença, pela depressão.

Que pena! Algumas pessoas dizem que política, religião e futebol, ou seja, assunto desse tipo não deve ser discutido. Quem não debate política,  religião ou qualquer ou assunto,  parece com aquela ave de pernas longas com  cabeça enterrada no chão. 

As  últimas 4 ou 5 décadas o sentido educativo reduziu 💯 por cento sua qualidade. Nós não mudamos nada, reproduzimos o homem primitivo, aliás, mudamos sim, inventamos o revólver que mata silenciosamente.  O homem parece ter perdido sua racionalidade, se é que, um dia teve algum equilíbrio formativo  em sua rápida passagem pelo universo. 

Hanna Arendt, uma das maiores filósofas do campo político afirmou, " As distorções destrutivas da tradição foram, todas elas, provocadas por homens que haviam tido a experiência de algo novo, que tentaram quase instantaneamente superar e resolver em algo velho". Fazemos sempre a mesma coisa, voltamos sempre ao mesmo equívoco. Caímos sempre no mesmo buraco.  Se a educação deixa de ser um evento consciente e formativo numa sociedade, também não tem política. É óbvio, claro e notório, a crise na educação, leva ao abismo a política, a ética, a cultura, a vida social e faz tempo que padecemos disso.
 
A torre de babel é o ápice da bagunça e da violência social. Ninguém entende ninguém, cada um beija o próprio umbigo. Você sabe que a parede é preta mas, insiste em dizer que é incolor. Que teimosia burra é essa? Sabemos que o vírus já matou mais de milhões de pessoas no mundo, daí, o cara insiste em dizer que não vai vacinar. Será você um idiota? É óbvio que a ciência sabe e reconhece que existe o item da diversidade irracional que não deve nem pode ser reduzido ao que é idêntico e racional. Explica Huxley, " A ciência não é apenas o esforço de reduzir a dessemelhança à identidade: é também, entre outras coisas, o estudo do fato bruto, irracional do vir-a-ser." Ou seja, somos animais famélicos, temos fome e sede, não vivemos isolados, o meu pão é seu pão, o seu vinho é também o meu vinho.

Temos obrigação de saber que existe uma diferença entre o que é salutar e o que nos mata. Sem educação, a mesa que nos alimenta é a mesma que nos mata, isso realmente é indesejável. O sistema poltico sempre foi um sistema travado, o sistema jurídico não é diferente. O contínuo desmantelamento do processo educativo, da cultura, das artes, das letras contribui evidentemente para esse caos social. Se nós vimos o lobo uivar, o cão latir,  qual o motivo de dar sopa para o azar. Isso é a verdadeira falta de educação e de bom senso, para não falar da imbecilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário